7 dicas para se dar bem no TCC de arquitetura!

Final de periódo, para muitos é a tensão da apresentação de conclusão de curso.

Eu sei que muitos já devem ter apresentado seus TCCs, mas aqui vão algumas dicas que me ajudaram muito na constrção e apresentação do meu trabalho que poderiam ajudar os futuros arquitetos que vão se formar. 

Bom antes de começar, se você acabou de se formar e quer aprender a como se tornar um arquiteto de sucesso na área te recomendo de dar uma olhadinha neste texto AQUI.

 

1 - Escolha um bom tema

Toda a produção começa pela escolha do tema do seu trabalho de conclusão. Pense bem e pesquise muito antes de definir seu tema, pois você terá de se dedicar a ela por, pelo menos, dois semestres. O trabalho de conclusão do curso de Arquitetura costuma ser uma edificação ou um projeto urbanístico, caso o curso também seja de Urbanismo.

Escolha um tema que você gosta, pois serão muitas horas debruçado sobre o projeto.

 

2 - Escolha um bom orientador

Cada Universidade tem suas regras para a definição do orientador. Em algumas é realizado sorteio, em outras o orientador escolhe os trabalhos que deseja orientar e em alguns casos o aluno pode convidar o professor para realizar a orientação. Caso você tenha oportunidade de escolher, atente-se as características do seu trabalho para realizar a escolha. Optar por um professor que você tem afinidade pode facilitar o desenrolar do seu projeto, mas o orientador deve ter conhecimento na área que você escolheu. Afinal, não adianta escolher um orientador que é especialista em projetos educacionais - só porque ele é seu amigo - se você pretende apresentar um projeto de centro de compras, por exemplo. Lembre-se que o seu orientador é quem vai lhe dar o norte do projeto e lhe auxiliar nos momentos de dificuldade, mas ele não deve fazer nada por você. O trabalho de conclusão do curso é a mostra de que você aprendeu o que foi ensinado na Faculdade e que você tem condições de ingressar profissionalmente no mercado de trabalho.

 

3 – Monte um cronograma de produção

Na maioria dos casos, essa é uma exigência da Universidade e/ou do orientador. Porém, estabelecer um cronograma para a construção do projeto serve muito mais para que você não se atrapalhe com o desenvolvimento do projeto, consiga entregar tudo no prazo e se organize melhor com a produção. Defina o cronograma junto ao seu orientador, constando datas de entrega de cada capítulo do TCC, bem como na versão final completa e o trabalho impresso para entrega à banca examinadora.

 

4 - Mostre sua evolução

Mostre o desenvolvimento do seu projeto. Especifique os detalhes e apresente todas as etapas até a conclusão do trabalho. Os avaliadores gostam de ver a sua evolução e a maneira como pensou no projeto. Em seu trabalho deve constar o estudo do solo, as vias do entorno e tudo que será atingido - direta ou indiretamente - pela sua construção.

 

5 - Revisão

Depois de concluir todo o projeto que irá apresentar a banca, é hora de revisar seu TCC. Essa etapa deve incluir revisão textual, revisão de conteúdo e adequação às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define os padrões para publicação desse tipo de trabalho.

 

6 - Informações adicionais

Pode ser que você não inclua no seu projeto, mas é fundamental saber tudo sobre o entorno do terreno onde estará edificada sua construção (fictícia), bem como estudo das curvas de nível, inserção urbana do seu projeto e possíveis problemas que podem ser diagnosticados após o início da construção.

 

7 – Apresentação

 

Depois de tudo pronto, é hora de apresentar seu projeto à banca examinadora. A apresentação pode ser única ou acontecer em várias etapas, sendo definida previamente pela instituição. Você deve preparar uma apresentação atrativa e com as explicações básicas para a compreensão do projeto. Lembre-se que os avaliadores da sua banca já leram seu TCC e devem ter feito considerações do trabalho. Estude bem o seu projeto e garanta que ele não apresenta falhas, pois elas certamente serão questionadas pela banca.

 

Vale lembrar: nunca copie o trabalho ou uma parte do trabalho de outra pessoa. Seu TCC deve ser original, pois em caso de plágio você poderá ser jubilado (expulso da Faculdade e impedido de concluir o curso) e até responder criminalmente. Se você ficar atento a todas as etapas do projeto e desenvolver seguindo as instruções do seu orientador, certamente terá sucesso na apresentação do seu TCC. 

Se você quiser aprender a dominar o sketchup, te convido a conhecer o meu treinamento completo do software que acredito possa vir a te ajudar a criar maquetes eletrônicas cada vez mais realista e que te ajude a vender melhor seus projetos arquitetônicos! Clique aqui.

Exibições: 119

Responder esta

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

Assine já!

O território de Fernanda Young

© 2017   Criado por CasaPRO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço