Captação de clientes e gerenciamento de escritório

Um dos grandes desafios dos arquitetos é captar clientes e manter um fluxo satisfatório em um escritório que gere receita e um bom lucro. Não aprendemos na faculdade a ser empreendedores da nossa própria profissão. Gostaria de discutir com vocês como é feita a captação de seus clientes e como vocês adminitram seu negócio, seja ele um escritório em um espaço comercial ou um Home Office.

Exibições: 4675

Responder esta

Respostas a este tópico

OLÁ MAINA, EU FAÇO PARCERIA COM CORRETORES DE IMÓVEIS DE GRANDES CONSTRUTORAS E IMOBILIÁRIAS.QDO FAÇO VISITA EM PRÉDIO FAÇO AMIZADE COM O ZELADOR.FICO DE OLHO QUAIS SÃO OS EMPREENDIMENTOS QUE SERÃO ENTREGUES E LÁ VOU EU COM A CARA E A CORAGEM.INFELIZMENTE HJ NO MERCADO NÃO PODEMOS AGUARDAR O CLIENTE VIR ATÉ NÓS, MAS NÓS IRMOS ATÉ ELE.
Adorei, Sueli, é isso mesmo que tem que ser feito, é uma das maneiras de captar os clientes com certeza. Eu tenho bastante fidelidade dos meus clientes. Na maioria das vezes se fiz alguma coisa eles já pedem pra fazer outra. E também indicam, mas indicação não é muito comum. O melhor mesmo é ir atrás, fazer propaganda de si mesma!

SUELI PORWJAN disse:
OLÁ MAINA, EU FAÇO PARCERIA COM CORRETORES DE IMÓVEIS DE GRANDES CONSTRUTORAS E IMOBILIÁRIAS.QDO FAÇO VISITA EM PRÉDIO FAÇO AMIZADE COM O ZELADOR.FICO DE OLHO QUAIS SÃO OS EMPREENDIMENTOS QUE SERÃO ENTREGUES E LÁ VOU EU COM A CARA E A CORAGEM.INFELIZMENTE HJ NO MERCADO NÃO PODEMOS AGUARDAR O CLIENTE VIR ATÉ NÓS, MAS NÓS IRMOS ATÉ ELE.
Maina a captação de cliente é feita a todo momento começa em suas rodas de amigos , e vai passando , mas tanto o design como o arquiteto tem que ser um sabio vendedor , que saiba expor e vender seu produto ao mesmo tempo , ou seja , vender sua idéia , mas o principal para se chegar lá é a cara de pau , ficar esperando os clientes chegarem até nós , eles nunca chegam, correr atrás , desistir nunca, a persistência é uma grande virtude nessa área de atuação...
OI, Maina!
Pelo que tenho visto, principalmente as pessoas que tocam pequenos escritórios ou Home Office na maioria tem como sistema de captação o boca a boca dos clientes e administram de forma incipiente, exatamente devido a esta falta na formação. Como sou administradora de empresas e trabalhei como gerente de uma área por muito tempo, quando mudei de profissão me espantou o pouco conhecimento que alguns arquitetos e designer de interiores que conheci tinham sobre contabilidade, acompanhamento financeiro de projetos, fluxo de caixa, marketing, internet, enfim, diversas ferramentas necessárias para alavancar e manter um escritório, por menor que seja.
Hoje trabalho com uma arquiteta em um pequeno escritório e tentamos usar meus conhecimentos nesta área para uma melhor administração tanto dos projetos quanto do escritório em si. E estamos criando blog, twitter, buscando publicação de trabalhos em revistas e sites do ramo, participando de foruns, grupos, etc. visando aumentar a nossa visibilidade no mercado. Acredito que todos devem buscar estes caminhos.
abs
Rosana (wwww.simplesdecoracao.com.br)
Maina, a captação pode ser feita das mais diversas maneiras, seja anunciando, fazendo parcerias, visitando potenciais cleintes enfim, a gama de possibilidades pode ser bem abrangente. Contudo, o que devemos mesmo fazer é aprimorar a manutenção dos clientes, ou seja, ao invês de você focar o novo cliente, deve focar o seu cliente, este com certeza sendo bem atendido poderá recomendá-la ou, até mesmo voltar a usar seus serviços. Existem pesquisas que apontam que a energia dispendida para atrair um novo cliente é muito grande, portanto custará muito menos você dar mais atenção aos seus clientes, sugiro criar uma rotina onde se façam visitas, ligações com os clientes, no intúito de que eles interajam e não esqueçam que um dia você existiu.

Felicidades,

eng. Almir Sodré
www.imac.eng.br
Oi Maina, faço minhas as palavras da Sueli. Acho até que combinamos em fazer as mesmas coisas. Falo com todo mundo que conheço, porteiro, zelador, corretor, na escola do filho...Mas também vale a pena investir, de acordo com as possibilidades, em mídia. Escrever artigos, anunciar em revistas especializadas, divulgar no jornal do bairro, folder, um bom cartão de visitas etc. Ficar em casa esperando não leva a lugar nenhum. Eu trabalho todos os dias mesmo quando não tenho projeto. Parafraseando Picasso: "Não posso garantir que a inspiração (cliente) venha. Mas garanto que quando vier, vai me encontrar trabalhando" (ou algo parecido com isso).
Maina, em qualquer profissão se ela não te sustentar será difícil trazer realização, claro que não devemos ser mercedários, mas entrar no mercado e se manter é bem complicado e principalmente como mulher, foram "N" vezes de discriminações até chegar onde cheguei. Hoje, acho até engraçado, quando piso na obra o rádio é desligado as pessoas param para me dar atenção e principalmente o feedback na qualidade de execução. Enfim, captação de clientes é feito no seu dia a dia só depende de você se fazer notar e ser notada é mais do que importante divulgar seus serviços e estudos, suas propostas, sua linha de conceito, estilo nem sempre, faço dos clientes o meu e por ai vai. Tenha muita calma e perseverança, mas pense como empresa, eu quando comecei cometi o erro de ser e pensar como "autônoma" (evite isso não perca tempo), se cadastre num banco crie opções de recebimentos doc, boleto bancário, cartão ou até mesmo o pagseguro da internet, o importante é se proteger dos caloteiros de plantão. Ah, e sempre faça o contrato pode ser simples, mas faça, pois chove de gente que pede "a+b" e paga por isso porem no final diz que você falou que daria "axabxb²" gente assim é que mais tem. Depois de 5 anos trabalhando em sociedade começo a galgar meus passos sozinha e após reorganizar a estrutura (física) do escritório começo a investir em programas de controle e orçamento, para conseguir estar com o melhor possível de planejamento em mãos para evitar perda de boas propostas por não estar bem amparada. Usar o Excel para gerenciar os documentos é bom enquanto a obra é um simples lavabo, mais vai ver o quanto de dia que se perde para gerar um relatório numa obra de 50m² e olha que é pequena a área imagina 100m²? Se você pretende se profissionalizar começa estudando MKT, leia os livros de Enio Padilha ou até Kotler, pois verá com outros olhos o mercado e a melhor maneira de se posicionar nele. Espero ter ajudado abraços!
Adorei a Discussao, tenho muitas indicacoes na minha area de paisagismo, de clientes que fidelizei com meus trabalhos, mas bater com a cara e a coragem nos lugares, entre amigos e qualquer evento é uma das melhores captacoes de clientes, estamos nos mostrando nos vendendo pessoalmente.
Maina, interessante vc tocar neste assunto. A captação de clientes esta diretamente relacionada às pessoas que vc conhece ou virá a conhecer. Conhecer pessoas que conheçam muita gente ou sejam formadoras de opinião ajuda muito neste sentido. Outro ponto forte pra captação de novos negócios são os benditos CORRETORES. Se vc conseguir ficar amiga de um gerente de corretora ou construtora vc estará feita, terá trabalho por muito tempo, principalmente se fizer seu trabalho bem feito. Mas fique esperta e não acredite em simples promessas dos corretores, eles são as pessoas mais vizadas da nossa área. Sobre o gerenciamento do escritório aconselho que vc faça um curso rápido no Sesc de administração de empresas, é rápido, barato e muito valiozo.
Abç
Todos concordam então: Para captar clientes é preciso ter uma boa WEB. Administrar seu negócio, suas obras, seu tempo e seu dinheiro é praticamente um outro negócio.
O local; se é em casa ou num belo escritório é o que menos importa. A experiência me mostrou que nessa área você precisa ter múltiplos talentos, atualizar sempre, tem um ótimo empreiteiro com uma boa equipe e não se deixar levar pela "fogueira das vaidades".
bjus e boa sorte
Olá Maina,
Creio que os desafios se estendem a toda iniciativa empreendedora de boa fé.
Apesar do advento da internet, e a ploriferação de "gadgets tecnológicos"(smartphones,mini-notes,nextel,iphone etc.)ainda há a tradicional e indispensável necessidade da presença física, por ser algo atávico do ser humano.
A empatia também exerce um aditivo importante,apesar de não ser sinônimo de competência ou garantia de qualidade ou compromisso,mas ajuda.
E é claro,façamos como a galinha ao botar seus ovos...divulgue.
(www.arujasolar.com.br aquecedores,ar condicionado uso racional de agua.)
Adorei e concordo com sua opnião.Passamos um bom tempo com essas pessoas ajudando-as a concretizar seus sonhos e isso muitas vezes acaba em amizade principalmente em locais pequenos....Todo mundo gosta de atenção e manter esse contato sem dúvida é importante para nossa profissão.

ALMIR SODRE disse:
Maina, a captação pode ser feita das mais diversas maneiras, seja anunciando, fazendo parcerias, visitando potenciais cleintes enfim, a gama de possibilidades pode ser bem abrangente. Contudo, o que devemos mesmo fazer é aprimorar a manutenção dos clientes, ou seja, ao invês de você focar o novo cliente, deve focar o seu cliente, este com certeza sendo bem atendido poderá recomendá-la ou, até mesmo voltar a usar seus serviços. Existem pesquisas que apontam que a energia dispendida para atrair um novo cliente é muito grande, portanto custará muito menos você dar mais atenção aos seus clientes, sugiro criar uma rotina onde se façam visitas, ligações com os clientes, no intúito de que eles interajam e não esqueçam que um dia você existiu.

Felicidades,

eng. Almir Sodré
www.imac.eng.br

Responder à discussão

RSS

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

© 2014   Criado por CasaPRO.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço