Filmes que todo arquiteto precisa assistir

Você gosta de cinema? Qual foi o filme que mais marcou sua carreira profissional?

Poste aqui sua opinião sobre o filme que todo arquiteto precisa assistir - seja porque retrata a profissão ou porque tem alguma construção importante que marca a história. Vale qualquer indicação.

Se possível, seria legal também se vocês dizessem o porquê (para convencer outras pessoas a assistirem também!)

Exibições: 4223

Responder esta

Respostas a este tópico

 Eu indico o "Um Convidado Bem Trapalhão". Um filme de 1968, mas com uma visão tecnológica muito além de seu tempo. Atenção total na residência do anfitrião da festa.

Recomendo.

Eu indico Medianeiras, filme argentino.

Adoro filmes que retrata de cidades, algumas são como viagens:mostram construções maravilhosas, um que adorei: A CASA DO LAGO, mostra a cidade de Chicago, além de inúmeras construções modernistas e a propria casa do lago do filme, uma referência interessante. 

"Meu Tio (Mon oncle)", com Jacques Tati. Um filme histórico com uma crítica muito inteligente sobre a mecanização e a modernidade e tecnologia. E para se deliciar na paisagem francesa, "Meianoite em Paris", de Woody Allen.

Concordo: Medianeras de Gustavo Taretto - Argentino!

Utiliza a Arquitetura (Buenos Aires) como uma metáfora para criticar o isolamento das pessoas das grandes cidades! 

Arq. Geórgia Ellen Zorzella

Laplan Arquitetura Engenharia e Contruções

laplan.com.br

georgia@laplan.com.br

Eu indico" A origem" de 2010 com Leonardo DiCaprio.

Eu recomendo 2 filmes: O HOMEM AO LADO. filme argentino, em que aparece a única casa projetada por Le Corbusier na America Latina, em Plata-Argentina;A casa é fantástica e o filme muito bom.Imperdível!

Outro filme é: MEDIANEIRAS,também argentino,e a casa da personagem Mariana é bem interessante e mostra alguns outros interiores interessantes.

Eu indico "Sob o Sol da Toscana" que retrata passo a passo a reforma de uma casa velha e abandonada, cheia de armadilhas, mas com um enorme potencial....e numa região historica da IItalia.....

Alem de tratar de um novo começo na vida deles, mostra as dificuldades  e o amor com a casa pela personagem ao longo da reforma, mostra tambem a importancia de contratar o profissional certo, para cada etapa da obra, e o respeito pela construção, como algo a ser preservado.

Eu indico o filme "O TURISTA" onde é possível  se deleitar nos canais e na arquitetura de Veneza na Itália e com a Bella presença de Angelina Jolie. A trama também é muito interessante com o ator Jonhy Deep. Vale a pena!

Além do fato de ser um clássico, O "Poderoso Chefão", mostra a região da Toscana, que é inspiração para todo arquiteto e a maravilhosa Chicago! 

"Sob o Sol da Toscana" - A arquitetura fazendo parte da vida como ruptura nas decisões e na transmutação onde a casa e a pessoa que a adquiriu passam ser um só e a reforma traduz no seu desenrolar a vida de Francesca. "Um filme belo e leve" eu sempre revejo.

"A Casa do Lago" - Como mãe consegui ao ver no filme na primeira vez a dor do filho que sempre se desentendeu com o pai um egocêntrico arquiteto... nossa me deu uma dor na alma e isso não é que me ajudou, passei a ver a vida profissional e pessoal de outro modo e repensar se eu gostaria de chegar num futuro próximo sendo odiada por minhas filhas. Dá parte da arquitetura somente quando revi o filme consegui relaxar e perceber seus traços.

"Não sei como Ela Consegue" - Para nós mulheres é uma lição, porem olhando mais a fundo o filme vejo que o marido dela é ARQUITETO, fica uma dica legal do filme para quem passa por coisas do tipo divergências de agendas e fases profissionais moral que consegui tirar deste filme: com uma boa agenda e a colaboração de todos os envolvidos, nenhum sonho precisa ser abdicado, da para conciliar basta aprender a dizer NÃO quando necessário e assim o profissional ou familiar podem sair no tamanho do sucesso que você deseja. Afinal o que é sucesso para mim pode não ser sucesso para você.

"Inferno na Torre" - Onde no final  arquiteto ficou sendo acusado como culpado mas sendo que o problema foi criado por um construtor corrupto... bem atual o tema, rs.

Nossa! Tem tantos outros mas estes me marcaram.

A Origem, arquitetura do sonho
Coco antes de Chanel, lindos interiores
Meia noite em Paris

Responder à discussão

RSS

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

Assine já!

O território de Fernanda Young

© 2017   Criado por CasaPRO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço