Qual desses softwares é mais fácil (ou mais difícil) de utilizar?

Caros, estamos fazendo uma reportagem sobre softwares para elaboração de maquetes eletrônicas. Um dos consultores entrevistados diz que a maioria dos softwares tem navegação intuitiva. Gostaríamos de saber a opinião de vocês. Por favor, independente dos recursos que os seguintes softwares apresentam, faça uma classificação - fácil, médio ou difícil - de sua interface (em termos de utilização):
Sketchup
Kerythea
Autocad
3DS Max
Archicad
Blender
V-Ray
YafaRay
Luxrender
Maxwell Render
Índigo

Obrigada, Márcia Carini

Exibições: 18946

Responder esta

Respostas a este tópico

3DSMAX
Olá!
Tirando o YafaRay e o Luxrender, já trabalhei com todos.
A utilização de cada um, é que vai depender qual software vc irá necessitar. Longe da questão mais facil ou dificil.
Existem os programas de modelagem, e os renderizadores. No autocad por exemplo, que é da autodesk, o mental ray é o renderizador nato. Muuuuito bom, mas um puco mais compleicado para setar que o vry, renderizador da chaos group na bulgaria (www.chaosgroup.com), e que tbm oferece uma qualidade foto realista incrível.
Ja usei o maxwell render e a grosso modo, vc nao precisa setar muito. Apenas diz a ele qto tempo ele pode levar para renderizar X imagem. Qto mais tempo, melhor o render.
No meu caso, os clientes exigem fotorealismo, então uso o cad 3d pra modelar, depois importo pro max, la eu texturizo, ilumino, e com o vray renderizo.
Agora muitas pessoas só querem passar a ideia volumétrica mesmo para o cliente... ai, o SkecthUp da e sobra a conta do recado.
Então é isso.. vai depender da finalidade mesmo.
Um abraço a todos!
Dan kroll
www.maqueteeletronica3d.com.br

Boa tarde, eu uso sketchup e acho bem facil usar, não tenho curso e uso facilmente e uso o autocad também que acho medio.
Olá Márcia.
Eu uso o Vectrworks e o Artlants. São fáceis de usar e a imagem final chega bem perto da realidade.
Respondendo:
Sketchup - Fácil
Kerythea - Médio
Autocad - Médio (não é userfriendly - mas depois que vc aprende fica fácil)
3DS Max - Difícil
Archicad - Não uso
Blender - Não uso
V-Ray - Não uso
YafaRay - Não uso
abs
RO (www.simplesdecoracao.com.br)
Luxrender
Maxwell Render
Índigo
oie Marcia boa noite!Eu utilizo o Revit ainda estou em treinamento nao acho dificil,porem gostaria de ter outro software de interiores pra trabalhar,mas revit da uma precisao perfeita de 3D
OLA MÁRCIA,
GOSTARIA DE COLOCAR ALGUNS SOFTWARES QUE NÃO ESTÃO NA LISTA, COMO O PROMOB, CINEMA 4D ARTLANTIS, VECTORWORKS, REVIT.
EU USO O PROMOB, QUE POR SINAL É BEM FÁCIL DE UTILIZAR E GERA UM RENDER FOTO REALÍSTICO BASTANTE SATISFATÓRIO. O PROMOB É UM SOFTWARE UTILIZADO POR EMPRESAS DE MOVEIS PLANEJADOS, MAS AGORA JÁ EXISTEM VERSÕES PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA, QUE É O CASO DO PROMOB ARCH, VOLTADO PARA ARQUITETOS E DECORADORES. ESSE SOFTWARE É MUITO BOM PARA QUEM TRABALHA PRINCIPALMENTE COM DESIGN DE INTERIORES, POIS VOCÊ FAZ O PROJETO DE UM AMBIENTE E GERA UM RENDER FOTO REALÍSTICO EM 20 MINUTOS. A VERSÃO QUE EU UTILIZO É A 2009, QUE POSSIBILITA IMPORTAR PLANTAS DO AUTOCAD E BLOCOS NO FORMATO .DXF (EXTENSÃO DE APLICATIVO) MAS A VERSÃO 2010 ACEITA O FORMATO .3DS (TAMBÉM É UMA EXTENSÃO DE APLICATIVO) ASSIM PODE-SE IMPORTAR BLOCOS DE MOBILIÁRIO FEITOS EM OUTRO PROGRAMA QUE POSSIBILITE O SALVAMENTO DO ARQUIVO NESSE FORMATO PARA O PROMOB. O PROMOB JÁ VEM COM UMA BIBLIOTECA DE BLOCOS PRONTOS COM MAIS DE 3000 ITENS, AGILIZANDO O PROJETO, AJUDANDO A DEFINIR ESPAÇOS E VOLUMETRIA, ALÉM DE PODER GERAR UM ORÇAMENTO NO FINAL, TODOS OS ITENS SÃO ORÇÁVEIS. ENTÃO SE VOCÊ SOUBER O VALOR DE TUDO O QUE VAI SER UTILIZADO PODE COLOCAR O VALOR NA PEÇA E GERAR UM ORÇAMENTO EM FORMA DE PLANILHA PARA O CLIENTE. É UM PROGRAMA FÁCIL DE USAR E RÁPIDO DE APRENDER, EU APRENDI EM UMA SEMANA, TALVEZ POR SABER AUTOCAD E 3D MAX, TENHA SIDO MAIS FÁCIL, MAS QUALQUER UM PODE APRENDER RAPIDAMENTE. AS VANTAGENS SÃO,
-AGILIDADE NA HORA DE PROJETAR E RENDERIZAR
-SUPORTE ON LINE( VOCÊ CONVERSA COM TÉCNICOS VIA PROGRAMA ATRAVÉS DE UM LINK)
-O SOFTWARE ORIGINAL NÃO É CARO COMO OS OUTROS (UM POUCO, MAS BEM MENOS QUE QUALQUER UM AUTODESK)
-A TECNOLOGIA É BRASILEIRA
-AS ATUALIZAÇÕES PODEM SER DIÁRIAS, SEMANAIS, QUINZENAIS OU MENSAIS, VOCÊ DETERMINA

ORENDER GERADO NÃO É COMO O DE UM 3D MAX COM VRAY, MAS OS CLIENTES ADORAM O RESLTADO, ALÉM DA AGILIDADE, ENQUANTO UM 3D NO MAX PODE DEMORAR UMA SEMANA PARA SER EXECUTADO, DEPENDENDO DO NÍVEL DE DETALHAMENTO, NO PROMOB VOCÊ PODE FAZER UM PROJETO DE UM APARTAMENTO TODO EM 3HORAS E GERAR UM RENDER EXCELENTE PARA OS CLIENTES.

DE UMA OLHADA NO MEU PERFIL DO CASA PRO. A MAIORIA DOS MEUS PROJETOS SÃO FEITOS NO PROMOB, SENDO OS ÚLTIMOS DE MELHOR QUALIDADE, POIS JÁ ME APERFEIÇOEI NO PROGRAMA.

PROJETO E RENDER FEITO NO PROMOB LITE
RESPONDENDO SUA PERGUNTA
SKETCHUP – MUITO FACIL
KERYTHEA – NUNCA USEI
AUTOCAD – FACIL
3DS MAX – MÉDIO FACIL
ARCHICAD – NUCA USEI
BLENDER – NUNCA USEI
V-RAY – FACIL
YAFARAY – NUNCA USEI
LUXRENDER – NUNCA USEI
MAXWELL RENDER – NUNCA USEI
ÍNDIGO – NUNCA USEI

PROJETO E RENDER FEITO NO PROMOB LITE
www.procad.com.br
Responder até Sandro Moreira 36 minutos atrás
Excluir Sketchup
Autocad médio
Maxwell Médio Trabalho com ele (Muita demora no render)
3DS Max Muito difícil
Archicad Nunca trabalhei
Blender Nunca trabalhei
V-Ray Muito difícil
YafaRay nunca trabalhei
Luxrender nunca trabalhei
Maxwell Render trabalho com ele
Índigo nunca trabalhei

Classifiquei o 3D max como muito difícil pelo seguinte fato a (ILUMINAÇÃO) para gerar um render
perfeito com texturas perfeitas e materiais perfeito não é para qualquer pessoa!
Uma vez que Luz é pura física e para criar ambientes com realidade e perfeição requer um conhecimento
bem avançado em parâmetros principalmente do programa a ser utilizado, como também extremo conhecimento
em cálculos das Luzes a ser usadas sombras etc...
Eu uso o 3DMax Junto ao V.ray que na minha opinião é o mais difícil e no rank te todos Softwares Citados
para mim é o mais complexo, falo com propriedade nesse assunto por que não só faço projetos de Interiores
como também faço projetos para algumas empresas de Estandes e de quebra dou aula de Max e V.ray
e sinceramente acho que o conhecimento que tenho sobre esse software ainda falta uma longa estrada a percorrer por ser tão complexo e por sempre esta pesquisando novas formas de trabalhar e aprender com o mesmo...

Por Sandro Moreira
http://www.flickr.com/photos/saninteriores/
ola. uso o microstation v8i xm versão 2009
luxology-modo e cinema4d tb kerkythea conheço ums montes , ja textei varios minha conclusão é que não á um melhor ou pior apenas costume e tratica mais acho que sket é para quem esta aprendendo dezenhar, boa modelagem porem pouco profissional. é para quem uqer resultado rapido
Olá Márcia Carini, eu como faço parte dos menbros de testes do Blender, você pode conferir meu portifólio neste link http://www.vimeo.com/8458623 desenvolvido em Blender, de sua listagem acima o software que é mais difícil com certeza é o Blender.
O Blender ele é bem complexo e completo, ele não foi desenvolvido exclusivamente para arquitetura ou design de interiores e sim para animações em geral. Eu por um exemplo estudo uma maneira que se torne fácil para arquitetura em geral. alem desta sua lista utilizo os softwares fáceis de utilização que é o Artlantis, 2020 e Procad Promob.

Renato Feroldi
Design 3D - interior design
Desculpe pelo atraso na resposta, mas só encontrei esse site ontem (02-Abril-2010).
Obs: Não estranhe as minhas letras MAIÚSCULAS (Capslock como diz o Pedro Bial...rs). São apenas para ressaltar e não para reclamar ou agredir, ok ?

A sua lista é bem variada. Dá para se confundir com tantos produtos.
Alguns já comentaram aqui a falta de softwares bem específicos de ARQUITETURA.
Da sua lista, apenas o ARCHICAD é um software exclusivo de Arquitetura.

Estão faltando: REVIT Architecture , Active 3D e o Vector, para ser justo com todos.

A sua pergunta está focada em MAQUETE ELETRÔNICA.
Nesse caso pode usar REVIT, ARCHICAD, ACTIVE 3D, VECTOR, AUTOCAD, 3DS MAX, e SKETCHUP.
Os outros programas são COMPLEMENTOS para a RENDERIZAÇÃO.

Eu sou formado em Arquitetura. Trabalho com 3D desde 1995.
Comecei usando AUTOCAD, depois passei para o ARQUI_3D (hoje sechama Active 3D), depois para o falecido ADT (Autodesk Architectural Desktop) e desde 2003 que uso o REVIT Architecture.
Sou um dos primeiros PROFISSIONAIS CERTIFICADOS AUTODESK no BRASIL.

É claro que cada fabricante puxa a "sardinha" para o seu lado, mas o ponto principal para uma pessoa decidir qual o melhor software, o que melhor atende, é a limitação da pessoa. Seja por dinheiro, por tempo, por falta de conhecimento.

Já vi pessoas fazendo PLANTA BAIXA no WORD...quando eu falo isso o pessoal acha que é piada, mas é a pura verdade. Eu vi uma planta no Word.
Ou seja, a necessidade move o mundo. A gente se vira com o que tem... não é ?

Resumindo: a resposta é TEMPO !!!
Não adianta perdermos tempo, porque a pior coisa que tem é o fato de precisarmos REFAZER um trabalho que leva dias para ser concluído. É chato, custa dinheiro e pode significar a perda de um cliente.

Por isso que, quando penso em MAQUETE ELETRÔNICA, já vem na minha mente um Projeto de Arquitetura. Projetos precisam de PLANTAS, CORTES, FACHADAS, PERSPECTIVAS, ORÇAMENTO.
É por isso que milhares de profissionais de construção estão procurando aprender o REVIT. Não é porque ele é bonitinho, é legalzinho, é facinho, tem botões cloridos...rsrs ... é porque nós fazemos TODO o PROJETO nele, inclusive a bendita maquele eletrônica. E o melhor de tudo: se alguém pedir para ALTERAR uma coisinha, no REVIT é rápido e tudo é atualizado automaticamente.

Para ver um pouco do REVIT, visite meu BLOG: REVIT +
link: autocad-revit-arquitetura.blogspot.com
Acesse meu CANAL no YOUTUBE: digite ACADIARIO

Quem precisar de curso, basta falar comigo: ricardocardial@msn.com

Abraço
ola eu uso o vector works e artlantis

sketchup - facil
autocad - medio
3d max - medio

Responder à discussão

RSS

Membros