Qual desses softwares é mais fácil (ou mais difícil) de utilizar?

Caros, estamos fazendo uma reportagem sobre softwares para elaboração de maquetes eletrônicas. Um dos consultores entrevistados diz que a maioria dos softwares tem navegação intuitiva. Gostaríamos de saber a opinião de vocês. Por favor, independente dos recursos que os seguintes softwares apresentam, faça uma classificação - fácil, médio ou difícil - de sua interface (em termos de utilização):
Sketchup
Kerythea
Autocad
3DS Max
Archicad
Blender
V-Ray
YafaRay
Luxrender
Maxwell Render
Índigo

Obrigada, Márcia Carini

Exibições: 18449

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Márcia!

Sou novo aqui no Casa Pro. Interessante o tópico proposto! Acrescenta muito a todos que querem conhecer mais sobre o universo dos softwares, que a cada dia vem crescendo e abrindo novas possibilidades! Gostaria de descrever apenas os que eu uso:

AutoCAD: É à base de todo projeto! Minha ferramenta principal de projeto onde desenvolvo as plantas, cortes e elevações, fachada, detalhamento de móveis, enfim, toda a notação técnica de projetos. Considero um software simples de se trabalhar, desde que se conheça bem sobre desenho técnico e NBR.

Sketchup e V-Ray: Ferramenta de modelagem 3D. A vantagem do Sketchup é que é um programa bem simples, muito usado no mercado, de baixo custo, dispensa computadores de alta performance e em conjunto com o V-Ray, produz resultados muito bons em renderização. Desvantagens: falta de otimização em alguns aspectos deixam um pouco a desejar, como exemplo, a necessidade de se abrir vãos em paredes para só depois inserir janelas e portas, o que outros programas já fazem automaticamente ao inserir diretamente o objeto sobre a parede.

Archicad: Parabéns aos profissionais que já dominam esse quebra-cabeça! Particularmente perdi um semestre inteiro de uma disciplina na faculdade com esse software e não consegui desenvolver muita coisa. No meu caso que trabalho mais com o universo de projeto de interiores, considero poucos os recursos para projetar ambientes. Uma grande e tremenda vantagem do software é que basta apenas fazer a planta baixa e a partir dela você gera automaticamente o 3D e as elevações. A Autodesk podia investir em um recurso desses para o AutoCAD! Ao contrario do Sketchup, insere portas e janelas pelo simples arrastar e soltar sobre a parede e os vãos se abrem automaticamente ajustando-se ao objeto. Extremamente complexo, software muito pesado, necessita de ultra computadores pra rodar.

3D-Max: Sou iniciante nesse software, apesar de já conhecê-lo há muito tempo. Profissionalmente, considero um dos melhores em modelagem 3D e para execução de maquetes virtuais. Produz resultados fantásticos, próximo ao foto realismo. É um software de custo muito alto, necessita de excelente performance do computador e consideravelmente difícil de aprender.

Promob:
Esse não foi citado. Outra ferramenta que utilizo bastante nos meus projetos. Custo razoável, comparando-se a outros softwares. É ideal para projetar ambientes de forma simples e ágil. Interface amigável trabalha com o método de módulos, onde você arrasta os objetos direto para o ambiente. Permite a modelagem de objetos também. Possui uma vasta biblioteca em parceria com lojas consagradas no mercado de móveis e acabamentos. Permite a alteração nas dimensões, formas, materiais dos objetos. Projeto luminotécnico integrado e renderização com resultados bastante satisfatórios. Permite importação de bibliotecas do 3D Max. Única desvantagem: não importa planta em dwg.

O Blender já tentei "brincar" um pouco com ele, mas achei muito difícil.
O Revit é o Archicad da Autodesk. Conheço mais de nome, parece um ótimo software, pelas qualidades indicadas, vou experimentá-lo também. Os demais softwares eu não conheço.

Bom, espero ter colaborado com minha participação.
Abraço e sucesso!

Olá pessoal, eu trabalho com

Auto Cad 2004

Sketchup 7

VectorWorks 2008, 2010

Ola Segue minhas impressões;

Sketchup - muito fácil
Kerythea - é um renderizador (não terá continuidade)
Autocad - fácil
3DS Max - Médio
Archicad - ainda não usei
Blender - difícil
V-Ray - Ótimo render (também funciona no Sketchup)
YafaRay - Render bom pode ser usado no blender (free)
Luxrender - Render que usa física real - é fácil de usar mais demora muito para renderizar.
Maxwell Render - Outro render que usa física real mais este é pago.
Índigo - render que usa física real era free mais agora é pago.

Na minha opinião ficaria com o Sketchup + Vray (maior flexibilidade com imagem de alta qualidade)

Eu uso o DomusCAD é com base no AutoCAD

faz a mesma coisa que o CAD com a mesma qualidade porem simplificado

Bom... na minha modesta opinião não existem softwares fáceis, pois os ditos fáceis tem muitas limitações então se você necessita chegar a um certo resultado, o caminho ou será impossível ou muito longo e difícil, então, a facilidade não existe.

Existem programas mais didáticos, intuitívos onde você consegue atingir certos resultados sem pesquisa, apenas por tentativa e erro. Tudo vai depender dos resultados que você quer e precisa atingir. E como a pergunta foi baseada em interface, o Sketchup de longe seria o mais prático, tanto para modelar maquetes eletrônicas quanto a desenvolvimento de projetos, mobiliário e produtos.

Então, nem falarei dos demais, classifico o Sketchup como o mais intuitívo e prático para modelagem.

Qualquer software com um bom renderizador consegue produzir imagens bacanas, basta conhecer bem o software.

Sketchup fácil e prático para apresentação rápida
Kerythea nunca trabalhei
Autocad um pouco complicado
3DS Max fácil e junto com o Vray consegue fazer umas imagens mto legais, fiquei 1 mês aprendendo esse software em SP
Archicad nunca trabalhei
Blender nunca trabalhei
V-Ray de sketchup e de max é tranquilo

YafaRay nunca trabalhei
Luxrender nunca trabalhei
Maxwell Render nunca trabalhei
Índigo nunca trabalhei

Podium fácil

Olá Marcia

Eu uso o Vector works e renderizo no Artlantis Studio, tenho me dado bem com eles. Acho que poderiam ser adicionados na lista tbm nao?

o sketchup é bem facil, apesar de eu ainda nao ter me dedicado a aprende-lo 100% e o autocad eu acho muito complicado, mexia há muito tempo, nao mexo mais. Os outros nunca usei.

abs

Luiza

Olá Marcia eu uso apenas o DataCAD 14, o software permite importar e exportar arquivos do AutoCAD, também posso inserir arquivos do Sketchup e do 3DS Max. Totalmente em Português, o DataCAD permite projetar desde um grande projeto de expansão urbana, até os detalhes nos móveis e ambientes internos, com todos os recursos de desenho em 2D e 3D, e maquete eletrônica, com renderização para texturas e cores.  A DATACAD BRASIL tem condições especiais para professores e estudantes  adquirirem o DataCAD com descontos de até 75% ou com licenças anuais. Os demais softwares citados eu nunca trabalhei.

BOA TARDE GOSTARIA DE SABER QUAL SOFTWARE EU CONSIGO POR EXEMPLO UM AÇOGUE VAI TROCAR BALCAO DE CARNES EU TIRO FOTO ANTES E COMO FICARA DEPOIS COM BALCOES NOVOS.

Esqueceu do melhor:

Interface, qualidade, apresentação

REVIT

Sketchup - fácil, mas não gosto
Kerythea  - não trabalhei,
Autocad - fácil para projetar e modelar em 3d
3DS Max - fácil para render, mas não gosto de modelar nele
Archicad - não trabalhei
Blender - não trabalhei
V-Ray - fácil, mas uso agregado ao 3dmax
YafaRay - não trabalhei
Luxrender - não trabalhei
Maxwell Render - não trabalhei
Índigo - não trabalhei

Olá Márcia Carini!! tudo bem?? Boa noite.

Atualmente existe no mercado uma infinidade muito grande de softwares 3d, 2d para geração de maquete eletrônica realista. A lista, quantidade e variedade é enorme mesmo, você chega a ficar às vezes até em dúvida, sobre qual plataforma 3d usar de tão grande a quantidade e variedade. Uma coisa é certeza absoluta: a época de desenhos CAD já passou, foi interessante, dominada há anos atrás, década de 90 principalmente, hoje em dia, a revolução do conceito de desenhos de projetos 3d para gerar documentação técnica 2d detalhada, cotada e com detalhes construtivos é a tecnologia BIM. Até hoje não existe ferramenta melhor, a não ser que a Autodesk crie ou compre uma empresa no futuro visionária que crie uma tecnologia melhor que a atual, a BIM. Para gerar maquete eletrônica, é a parte mais fácil e simples do 3d, dependendo da forma arquitetônica, é claro. Mas existe uma infinidade muito grande de softwares que fazem maquete eletrônica. Um dos softwares que mais as pessoas usam é o Sketchup, que antes era do Google e foi comprado pela Trimble. Não uso o Sketchup mas conheço a forma de trabalho do software. É bastante limitado para modelagem de peças muito orgânicas, principalmente se as formas de modelagem exigirem o Nurbs. O Sketchup é uma ferramenta muito boa para área de Arquitetura, mas sua modelagem é muito demorada e não é rápida se comparada com as ferramentas de modelagem rápida do Autocad 3d como as polysolid's e as wall's do 3ds Max. Hoje o Sketchup vêm sendo muito utilizado porque há tempos já dispõe do renderizador V-Ray, cujo núcleo de criação é do Vladimir Koylazov e do Peter Mitev. O plug-in V-Ray de render deu uma ajuda monstruosa ao Sketchup para obter imagens realistas iguais as de outros softwares mais robustos, porém o Sketchup é muito bom para imagens estáticas e faz algumas poucas coisas de animação, as mais simples possíveis. O sketchup não serve para animação realista. O 3ds Max é o xodó da Autodesk por ser o software 3d mais usado no mundo junto com o robusto Maya que também é da Autodesk. Trabalho tanto com o 3ds Max quanto com o Maya e são duas ferramentas 3d high-end bem poderosas. O Kerkythea é um sistema de rendização compatível com o 3ds Max e o Blender, entre outros softwares que também permite que sua cena fique realista. O nome do renderizador "Kerkythea" ficou errado o nome dele na sua lista. O Autocad é o xodó da Autodesk para projetos 2d principalmente de Arquitetura, Engenharia, peças mecânicas mas vêm perdendo muito espaço e popularidade para o Revit Architecture e Revit Structure da Autodesk também, pelo simples fato do Revit trabalhar com tecnologia BIM e ao autocad trabalhar com tecnologia "CAD".O Archicad da Graphisoft é uma ótima ferramenta de produção BIM, ecobuilding, selo leed e é o principal concorrente do Revit da Autodesk. Ambos fazem as mesmas coisas tanto o Archicad quanto o Revit. A diferença é que o Revit por ser da Autodesk vêm com o render Mental Ray nativo no software, já o Archicad conta com um sistema de render padrão que também é realista. O Archicad permite a instalação do plug-in de renderização "Artlantis" que concorre para geração de imagens foto realistas com o robusto Mental Ray da N-Vidia, que vêm incorporado em praticamente todos os softwares da Autodesk.O Blender é um ótimo software, muito robusto, tão robusto quanto os softwares da Autodesk. O Blender é open source, ou seja, é gratuito e quem quiser pode baixá-lo gratuitamente e estudá-lo para obter imagens realistas. Muitos filmes no cinema usam o Blender como plataforma 3d ( mas não única ) para produção de animações em películas especiais.O V-Ray é um robusto renderizador búlgaro criado por Vladimir Koylazov e Peter Mitev e é bem complexo e usado em produções cinematográficas. O YafRay é um renderizador raytrace open source ( código aberto ) que usa a linguagem XML para descrição e geração de cenas. Ele ( Yafray ) foi recentemente integrado ao programa Blender e agora ele pode renderizar cenas feitas pelo Blender diretamente, sem a necessidade de exportá-lo. O YafaRay é lançado sob a licença LGPL. O Luxrender é um renderizador 3d livre ( free ) para síntese de imagem fisicamente correta. O renderizador roda no Windows, Mac OSX, e Linux e, há exportadores disponíveis para Blender, Cinema 4D, Autodesk SoftImage ( antigo XSI ) e Maya. O Maxwell render é um renderizador unbiased. Biased são aqueles Renderizadores que possuem configurações para interpolar a solução de iluminação, permitindo obter boa qualidade com baixo tempo de processamento, porém, depende da habilidade do artista saber configurar corretamente para não apresentar defeitos devido a configurações erradas. Unbiased são aqueles Renderizadores que não possuem estas configurações, pois usam métodos que calculam a luz sem interpolações, basta deixar processando o tempo necessário para a imagem ser refinada, porém, quando calculado pela CPU do processador o tempo é elevadíssimo devido a complexidade.Como exemplos de Biased podemos citar o Mental Ray, V-Ray e Final Render.

Como exemplos de Unbiased podemos citar o Iray, Maxwell, FryRender e Indigo.Ainda existem os híbridos, que trabalham com os dois sistemas como o Thea Render. O mesmo acontece com os render Unbiased pela GPU, que podem ser híbridos e também trabalhar com a CPU, por exemplo o Iray, ele é Unbiased e trabalha com a GPU da placa de vídeo, mas também usa a CPU e se a cena não couber na memória da placa de vídeo, ele passa a renderizar apenas na CPU e demora bem mais. Ainda existem Shaders para o Mental Ray que habilitam a renderização por Path Tracing, como o Ctrl_Ghost, fazendo-o trabalhar praticamente como um render Unbiased, mas usando a CPU e demorando bem mais.

Os renderizadores Unbiased mais atuais trabalham usando a GPU da placa de vídeo, que possui muito mais Cores que a CPU do processador, assim, conseguem renderizar muito mais rápido e com qualidade. Mas como essa tecnologia ainda é muito nova, não são todos os recursos que os Renders por GPU aceitam e ainda esbarram na capacidade de memória das placas de vídeo para trabalhar com cenas pesadas.

Para finalizar não existe essa de fácil, médio e difícil para classificar cada software. Isso de classificar por estas categorias é equivocação de todas as pessoas. Não existe uma ferramenta fácil, o que existe é aquele que você sabe usar para a sua área, mas com certeza todos os softwares tem ferramentas que na vida nós nunca usamos ou usaremos porque não precisaremos delas.

Cada artista é que tem que saber o que usa e o que não usa. O fato de usarem um programa diariamente não dá direito da pessoa achar aquilo fácil, isso é muito relativo, porque a pessoa pode saber manusear o software somente na área dela mas nem sempre a área que a pessoa trabalha diariamente é o forte do programa, entenderam. Todos esses softwares que estão na lista são bem difíceis de se aprender porque tem milhares e milhares de ferramentas. Quem disser que é fácil aprender está mentindo, me desculpem, mas essa é a verdade. Todos são complexos e mesmo os profissionais que os usam há muito mais tempo do que nós, não dizem de forma alguma que são fáceis. Pensem e reflitam sobre isso.

Agora você pode dizer que um software é mais fácil de se aprender se comparado a outro software 3d, mas dizer que um software 3d altamente complexo é fácil é uma grande mentira. Todos são bem difíceis.

Parabéns pela reportagem Márcia Carini. Forte abraço e sucesso a todos.

Responder à discussão

RSS

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

© 2014   Criado por CasaPRO.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço