********** Gente!! como percebi que varios colegas aqui estao com a mesma dificuldade que eu, no que se refere ao quanto cobrar por seus projetos, vamos estender esta cituação como um modelo para todos Ok

Quanto cada um de vcs cobraria nesta cituação??

((para que quem visite o topico saia daki com varias formas de calculo para uma unica situação e talves resolvamos este dilema...))

Um quarto de 16 m² Feito no sketchup ((progama de modelagem 3D)). Fui atras dos moveis que ela gostaria de colocar no quarto, (nao cobrei reserva tecnica), Vou apresentar um estudo preliminar no sketchup com cores e texturas e depois de aprovado darei as perpectivas ((umas duas)) renderizadas do supodium, mais as plantas cotadas e taus.
Segundo a tabela da ABD, um projeto de categoria C de ate 59 m², eu deveria cobrar R$ 34,00 m².
Fiz uma pesquisa e pra maquetes 3D o pessoal costuma cobrar uns R$ 24,00 o m², e cada perspectiva add R$ 70,00. Neste caso eles jah recebem o arquivo dwg e um memorial descritivo.

Como vcs orçariam um projeto desses para seu cliente??.
Obrigada!

Exibições: 121797

Responder esta

Respostas a este tópico

Mauro concordo inteiramente com você . Mas veja a quanto tempo tem essa discussão.é uma parcela muito pequena de pessoas como você.E não é apenas poucas pessoas que se contentam com apenas os pedreiros.Estamos em um caos ...onde 84 % dos clientes não procuram ninguém ! é claro que algo está errado ! Não concordo alguém conseguir um trabalho justo depois de anos de formado.Não concordo que tenho que fingir que não existe um caos e tentar vencer do meu jeito. Existe entidades de classe , existe órgãos fiscalizadores para que ? No final tudo acaba não tendo valor de qualquer forma .Até conseguimos fechar negócios . Mas já está na hora de um basta nisso ! É claro que enquanto vc estiver conseguindo sobreviver com sucesso vc terá um discurso sóbrio e de valor.Mas os milhares que são podados de formas injustas.Quem garante que vc faz um belo serviço ? Quem garante o seu valor ? Não sei quento é seu custo e nem seu pro-labore muito menos quanto vc quer de lucro. Deveria sim ter tabelas sempre .Claro para não servir de regra ..mas servir de informação real.Vejo muita gente calculando errado e na boa Mauro o valor do trabalho é feito pelo o quanto se faz no trabalho .Não é o quanto vc quer ganhar .

Ótimo questionamento. Não podemos também ter o rótulo de que cobramos muito mais o valor ideal para o projeto para que se torne aceitável ao cliente, principalmente em um momento de crise.

William, o problema é todo nosso, de cada um de nós. Enquanto baixarmos a cabeça e fizermos tudo que o cliente quer, vamos continuar nos ferrando. É uma crença limitante dizer que não tem jeito, que tudo sempre foi assim e vai continuar tendo, que temos contas pra pagar no fim do mês e é melhor pegar qualquer cliente pra garantir algum dinheirinho. O profissional que se vende barato não vai sobreviver por muito tempo, não vai aguentar. E os clientes que busca preço geralmente fazem péssimo negócio. Indico a você e aos colegas procurar o grupo dos "Arquitetos de Sucesso", do qual faço parte. Minha vida profissional mudou muito, eu passei a corrigir meus erros em relação a captação, apresentação de proposta, etc. Passei e ter clientes que pagam o preço que eu peço sem pedir desconto. Já deixei vários irem (clientes baratex), por não serem do perfil de cliente que eu atendo, e não fazem a menor falta! É melhor ficar sem cliente do que atender um cliente ruim, que vai te pagar uma miséria e vai exigir o seu fígado. Nem indicação destes clientes vai servir, pois provavelmente, os conhecidos destes são iguais ou piores que eles. Já tive cliente dizendo que o meu preço era um dos mais caros, mas ele sentiu mais confiança em mim. Me doi muito ver colegas se humilhando, se vendendo por trocadinhos, e muitos que abandonam a profissão por conta das dificuldades. É hora de dar um basta.  

Quanto a questão das tabelas, é que elas, quando são muito simples, não traduzem q realidade do serviço. Alguém vai estar pagando mais para alguém: o cliente ou o arquiteto/designer. No caso do metro quadrado, como cobrar por um projeto de um banheiro e quanto cobrar por um projeto de um galpão? Não funciona. O melhor método é cobrar por horas que serão gastas no projeto. Nos primeiros projetos, vc vai ter que chutar, mas com o passar do tempo vc aprimora e passa a cobrar o valor justo. Se vc é autonomo, pode usar a seguinte medotologia: estabeleça um salário que vc quer ganhar (o piso do arquiteto está em 6 salarios minimos, em torno de 5.300 reais, mais seus gastos com o trabalho de projetar (internet, telefone, etc), dá aprox. 6000 reais). Divida isso pela quantidade de horas uteis que vc tem por mes (8 horas/dias x 22 dias = 176 horas). Dá uns 34 reais por hora, que é um valor baixo, mas estamos assumindo um arquiteto recém formado em inicio de carreira. Se vc vai gastar 100 h em um projeto (englobando reuniões com cliente, etc), não pode cobrar menos de 3.400 reais.

Thiago estou iniciando na área de design de interior, caso tenha oportunidade para iniciante na área meu email claudialobo740@gmail.com , sou do RJ estou iniciando um curso tecnico na área minha formação na área como técnica de edificações, faculdade incompleta de Arquitetura experiencia a 20 anos com projetos ...por favor peço ajuda na área pode ser dicas....

Thiago Augusto Santos disse:

Olá pessoal, voltei e digo que ainda continuo a trabalhar com projetos totalizando em abril agora 9 anos dessa trajetória e continuo a cobrar da mesma forma que expliquei anos passados. Criei até uma tabelinha no Excel para orçar mais rápido e de imediato ao cliente evitando demoras no atendimento. 
Agora uma coisa que não podemos confundir e que não era o foco inicial em pauta nesse fórum rsrs. 
A uma grande diferença entre o projeto 3D e o projeto de design de interiores ou projeto arquitetônico seja ele de mobiliário, construção civil, etc. Para esse tipo de projeto técnico os profissionais podem acessar o site do ABD ou do CAU e ter essas respostas de acordo com sua região.
Agora para os projetistas essa tabela nem sempre é valida pois o projeto não segue com uma responsabilidade técnica a qual é empregada pelos profissionais da área. 
Sendo assim amigos projetistas cobrem o quanto vale seu serviço. Você que estipula o seu ganho as suas horas trabalhadas, suas horas de folga etc. 
Mas antes de chutar o pau da barraca e elevar os valores aos céus, pense que existem muitos projetistas no mercado e caso seu preço seja fora do valor de sua região, quem perderá serão vcs. 
Para melhorar isso nada melhor do que pesquisar o valor do amigo da região, assim saberão se estão na margem de valor. 
Analisem também  tempo de entrega, qualidade do serviço, oferecido, atendimento ao cliente etc. 
Muitas vezes um bom atendimento vale mais do que um preço baixo. 

E para os projetistas iniciantes e os feras no 3D, sempre preciso de ajuda com minha demanda de projetos, então quem estiver interessado em um ganho extra me encaminhe um e-mail com duas das suas melhores imagens lembrando de colocar no corpo do e-mail sua cidade, telefone e programa utilizado. Quem sabe não trabalhemos juntos agora em 2016. 

Abraço a todos e um feliz Natal e um Prospero Ano Novo

Responder à discussão

RSS

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

Assine já!

© 2018   Criado por CasaPRO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço