Informação

Acessibilidade

Hoje o termo Acessibilidade é comum no universo da arquitetura. Porém, ainda é pouco conhecido os conceitos do Desenho Universal, que gera o acesso para todos. Essa comunidade é para tirar dúvidas!

Site: http://www.desenhouniversal.com
Membros: 277
Última atividade: 5 Jul, 2017

Arquitetura Inclusiva

Por: Renata Mello - out/2008
Artigo que aborda sobre o histórico do Desenho Universal e sua aplicação nos dias de hoje.
Artigo Arquitetura Inclusiva.pdf

Fórum de discussão

Faça DOWNLOAD de >>>> 5 Cursos + 1 Biblioteca

Iniciado por celso munoz 5 Jul, 2017.

Ilustrações Pacard 1 resposta 

Iniciado por Paulo Cardoso. Última resposta de Paulo Cardoso 8 Dez, 2014.

Blog Desenho Universal.com

Carregando... Carregando feed

Caixa de Recados

Comentário de Filomena Ap Colevate em 20 agosto 2009 às 16:06
Que bom esse espaço pra trocarmos informações e experiências, meu pai é usuário de cadeiras de rodas(locomoção e banho) há 27 anos e só convivendo pra perceber quantas ações ainda estamos por tomar como profissionais, pois qualquer um de nós está sujeito a esse imprevisto!
Comentário de Renata Mello - Acessibilidade em 20 agosto 2009 às 18:29
Os arquitetos que tiverem interesse de entrar mais a fundo nesse tema, convido a participar também da rede social www.desenhouniversal.com
Comentário de Antônio Luiz Viana Ribeiro em 24 agosto 2009 às 15:10
É grande a preocupação que temos aqui, em Brasília, com o assunto Acessibilidade e está incluido no Código de Edificações do Distrito Federal. É exigido em todos projetos. Recentemente foi publicada a cartilha sobre Acessibilidade no Distrito Federal e que pode ser encontrada no endereço: http://www.cpa.seduma.df.gov.br/Cartilha_CPA/CARTILHA_CPA.pdf .
Comentário de Juliana Fabocci em 24 agosto 2009 às 15:12
É muito importante discutirmos sobre acessibilidade, assim podemos aperfeiçoar nossos projetos para atender cada vez melhor a toda sociedade.
Comentário de Renata Mello - Acessibilidade em 14 setembro 2009 às 18:07
Pessoal,
Estou divulgando o seminário: Passeios Públicos e Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo - no espaço de eventos aqui do site.
Parece ser um evento bem interessante!
Comentário de Georgia Duncan em 30 outubro 2009 às 19:29
Este tema está cada dia mais importante, já que tanto os cadeirantes quanto pessoas com outros tipos de deficiência estão cada vez mais inseridos na sociedade. Meu pai é deficiente físico e vejo que hoje em dia está mais fácil a locomoção e a visualização de espaços.
Comentário de Celia Maria Claudino em 9 novembro 2009 às 18:22
Oi, todo mundo!!
Agradeço quem me mandar alguns sites que tragam os lançamentos de produtos e equipamentos ligados a acessibilidade para Design de Interiores, tanto residencial qto coml. Fiz meu TCC sobre o tema e me surpreendi com a quantidade de mobiliário e principalmente, equipamentos de uso diário para diversos tipos de deficiência. A maioria associa apenas cadeirantes como carecidos de acessibilidade mas a relação de pessoas com "necessidades especiais" é enorme!Quem souber de sites ou cursos, pls me avisa. bjs
Comentário de Maria Luzia Borges Amaral em 9 novembro 2009 às 20:40
OLA. SOU PRESIDENTE DA APAE DE ITAPERUNA,RJ E ESSE ASSUNTO E MEU LEMA,ACESSIBILIDADE.QUERO SABER MUITO MAIS.BJUS
Comentário de Celia Maria Claudino em 10 novembro 2009 às 10:41
Qdo fiz os levandamentos para o TCC percebiq o termo acessibilidade está muito ligado ao deficiente das pernas!!fala-se em pisos, rampas, etc mas um mínimo do mínimo sobre deficiência nos braços e mãos por exemplo!! Deficiencias como auditivas são limitadas basicamente a leitura braile e visuais são quase q totalmente esquecidas em termos de técnologia e preocupação arq e de design. Colhi um material muito interessante e fiquei fascinada pelo tema.
Comentário de IVALDO ROLAND em 20 novembro 2009 às 15:40
olá a todos
parabéns renata pela inciativa de criação do grupo
en passant, informo que estive numa reunião do conselho de turismo em fortaleza em 2008, quando tomei conhecimento da gravidade que esse aspecto traz à arquitetura e ao turrismo no brasil. na ocasião, esclareceu o presidente dos portadores de necessidades especiais que, o brasil deixa de ganhar muitos dólares(esqueci o montante) só de levas de cruzeiros de turistas americanos, exemplificando, por nossas cidades não apresentarem esse cuidado.
esperamos que, por diante das novas exigências, os gestores se sensibilizem não só pelo aspecto turístico, mas também quanto às dificuldades dos porttadores nativos. abraço a todos

Comentar

Você precisa ser um membro de Acessibilidade para adicionar comentários!

 

Membros (274)

 
 
 

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

Assine já!

© 2018   Criado por CasaPRO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço