Automação Residencial

Informação

Automação Residencial

Esta comunidade se propõe a auxilar os profissionais que queiram implementar em seus projetos o conceito de Automação Residencial. Desmistificar e apresentar soluções ao custo de qualquer consumidor que goste de invovação e bem estar...

Local: Rio de Janeiro
Membros: 96
Última atividade: 15 Jan

Fórum de discussão

O que fazer?

Gostaria de entrar na área de automação residencial.Quando terminar meu técnico eletrotécnica vou emendar com o técnico e automação.Quanto eu preciso investir em curso e numa futura empresa?Continuar

Iniciado por diogo henrique rego de almeida 9 Nov, 2012.

Caixa de Recados

Comentário de Patrícia Moraes / Aparatto em 6 outubro 2009 às 20:00
tenho muita curiosidade e fascínioi sobre este assunto. Como funciona, custo, quem fornece este trabalho? Podes me ajudar? Abraços.
Comentário de Eder Viana em 7 outubro 2009 às 1:22
Oi Patrícia. que bom tê-la neste assunto tão interessante e pouco discutido.
Vale lembrar o seguinte: não é bicho de sete ou mais cabeças. Vamos as suas perguntas:
1a) Como funciona? Hoje existem duas formas que podem ser aplicadas as soluções de automação, seja ela residencial ou predial, que as sem fio comumente conhecidas por WiFi ou Wirelles (para vc entender melhor) na verdade tratam-se de protocolos (idiomas que os equipamentos falam entre si) e os sistemas cabeados. Todos tem o mesmo propósito, integrar os dispositivos automatizados para obedecerem os comandos programados. Existem uma infinidade de fabricantes já no Brasil com isto a retaguarda fica mais fácil para você recorrer quando surge uma pane, mas nem todas oferecem um verdadeiro suporte. Outra coisa importante é: os fabricantes só utilizam um canal de vendas, os integradores que são obrigados a fazer os cursos por eles ministrados. Só para você ter idéia eu fiz 3 cursos num total de 15 dias e me custam em média de R$ 18.000, , e a grande vantagem é porque sou da área de TI e Técnica que fizeram a diferença. Então o fornecimento é feito pelo profissional chamado de INTEGRADOR.

2a) O funcionamento é simples que uma vez programada as cenas e equipamentos eles podem ser comandados por toque em touch screen, Iphone, Ipod ou remotamente pela internet.
Bom no que você precisar para esclarecer estou as ordens...
Abs,

Eder Viana
Rio 2016 a Olímpiada é nossa!!!
Comentário de Patrícia Moraes / Aparatto em 7 outubro 2009 às 10:14
Eder, muito interessante mesmo. Se tiveres dicas de sites ou materiais de estudo sobre o assunto tbm me interessam. Se quiseres pode me enviar por e-mail:
patricia@aparattodesign.com.br
Obrigada pelas respostas! Boa sorte e sucesso!!!
Comentário de Ricardo Matsumoto em 24 outubro 2009 às 9:00
Ola Eder, tudo bem?
Gostaria de saber se a automação sem fio e confiada? vc conhece a sms?

abraço
Comentário de Eder Viana em 24 outubro 2009 às 16:06
Oi Ricardo,
essas duas situaçõe dependem muito do tipo de projeto que vc vai aplicar a automação. Existem soluções em que vc não precisará fazer muitas modificações, e neste caso vc poderá aplicar a sem fio, e quando vc tem a obra no inicio é recomendável (não obrigatório) implementar a solução cabeada já que o custo inicial é apenas conduíte, mesmo que vc não faça tudo que está possível. Eu vou agora vou começar um projeto em uma casa já pronta e habitada, e ainda usar solução cabeada. Cada caso é um caso e os custos são muito parecidos diferente do que achamos. A solução cabeada começa com a curva acentuada para decrescente, e a sem fio o contrário. O inportante também é saber o que vc quer integrar para saber qual solução aplicar.
Comentário de Mário Teotonio da Luz Filho em 8 novembro 2009 às 15:35
Eder sou do piaui e estou muito interessado em trabalhar com automação, to pretendendo fazer cursos sobre isso, vc poderia me dar algumas dicas sobre cursos e como iniciar nesse ramo?
obrigado
Comentário de Eder Viana em 9 novembro 2009 às 14:12
Oi Mário,
o segmento da automação é interessante, mas exigem alguns passos importantes a serem tomados:
- Investimento;
Os cursos são apenas direcionadores para que vc tome uma direção do que vai fazer. São caros e por isso tem que ser bem aproveitados, eu sou certificado pela AURESIDE (Associação Brasileira de Automação) e fiz mais duas ceritifcações dos fabricantes com quem eu trabalho. Esse meu investimento na época foi mais ou menos de um MBA que dura um ano só que em um mês. Mas eu acho que vc deve se esforçar porque vale muito, o mercado é grande e tem poucos profissionais na área (digo pelo Rio de Janeiro), e depois vai se profissionalizando e começando com pequenos trabalhos. Outra coisa muito importante procure fazer parceria com arquetetos ou engenheiros, eles são a porta de entrada dos clientes, e trabalhe com honestidade, transparência, simplicidade.
Comentário de Celia Maria Claudino em 9 novembro 2009 às 18:03
Oi, todo mundo!!
Quero saber mais sobre automação, em especial de produtos ligados à Design de Interiores tanto residencial qto coml. Agradeço quem me mandar alguns sites que falem da parte técnica e que tragam os lançamentos.
Comentário de Eder Viana em 9 novembro 2009 às 18:14
Oi Célia!
antes de entra no seu assunto á bom esclarecer que muitos itens do nosso dia-a-dia já obedecem este processo que seria: um portão de garagem; vídeo porteiro e outros. O grande negócio é fazer com que todos esses brinquedinhos façam tudo com um simples toque! Imagine vc chegando em casa abrindo a porta de sua casa com um dos dedos de sua mão que foram configurados para uma determinada cena, exemplo o polegar, quando vc entra e as luzes já estão acesas, as persianas abrem e o ar condicionado liga. Isso tudo é possível desde que vc saiba integrar estes equipamentos em um só comando que pode ser por voz, celular, PDA's e internet.
Vou colocar um vídeo de 2 minutos para vc ter uma idéia, mas o filme não é meu ok?
Veja o que vc deseja e quem sabe posso ajudá-la!
Abs
Comentário de ANDRE LUIS RIBEIRO ANCELES em 18 novembro 2009 às 11:03
Olá a todos!

Comentar

Você precisa ser um membro de Automação Residencial para adicionar comentários!

 

Membros (94)

 
 
 

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

© 2014   Criado por CasaPRO.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço