Ateliê do Arquiteto - Casa Cor Campinas 2012

Um Ateliê é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. Originada do termo francês “atelier”, Significa “Lugar onde um artista trabalha”. Em sua história este espaço refere-se a atividades manuais, isto é, onde o artista trabalha na maioria das vezes com as mãos.No âmbito da arquitetura e design de interiores, trabalhamos sempre com a criação a mão, desde um croqui para criar a ideia de um projeto e até mesmo o projeto final. O arquiteto depende desta habilidade para produzir um trabalho de qualidade: O dom de desenhar!
As influências do Espaço Ateliê do Arquiteto, partiram de grandes Arquitetos foram influentes na criação do Espaço, como Walter Gropius com sua arquitetura funcional e Imponente, Le Corbusier com seu toque de cores, Oscar Niemeyer criando movimentos com seus traços delicados, Frank Loyd White com sua arquitetura orgânica.
No Ateliê do Arquiteto conseguimos observar essas influências facilmente, com o movimento imponente da Sanca e Cortineiros, projetadas para dar a sensação de que elas invadem o espaço pelo chão formam um rastro e depois vão em bora pelo teto preto, deixando sua marca pelo seu movimento e suas cores. A criatividade do arquiteto, onde consegue transformar em arte qualquer coisa, esta presente em diversos pontos do ambiente, como o porta projetos feitos de tubo de PVC, as esculturas porta-lápis feitas com discos de vinil derretidos, o movimento do tapete se dá pela união de passadeiras. Além de itens técnicos de desenhos usados para criação de projetos a mão livre e o grande adesivo do plano piloto de Brasília, destacado como croqui. Todo mobiliário tem influência no espaço, como as Poltronas criadas por Mies Van de Roe, a estante topo com seu movimento retrata a leveza nos traços de projetos, os cavaletes, que são ícones típicos de ateliê, foram usados no espaço como base para uma mesa office, além do mobiliário criado pela Arquiteta Jacqueline Fumagalli exclusivamente para o espaço, são eles aparador bar, com compartimentos funcionais e linhas retas e o armário office, onde foi usado com uma brincadeira de volumes e formas, formando uma estante funcional, leve e com aparência de painel. Na decoração encontramos vários ícones inspiradores para o arquiteto, como fotografias, miniaturas de peças de design, o estudo de cores como o laranja que é a cor da criatividade e até mesmo um grande adesivo com o croqui do Plano Piloto de Brasília, bem a frente da mesa de trabalho do arquiteto como forma de inspiração. Além disso o espaço foi projetado para receber os clientes de modo informal para discutir agradavelmente as ideias de seus projetos, isto é marcado pelas poltronas e a lareira a álcool removível ao centro.

  • foto
  • foto
  • foto
  • foto
  • foto
  • foto
  • foto
  • foto

Comentar

Você precisa ser um membro de Casa Pro para adicionar comentários!

Entrar em Casa Pro

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

Assine já!

O território de Fernanda Young

© 2017   Criado por CasaPRO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço