O terreno está localizado a 20 km de Fortaleza e a 500 m do Beach Park, na praia do Porto das Dunas, município de Aquiraz. Situa-se no topo de duna com aclive de 2 m, 50 m acima do nível do mar, onde se tem vista dominante do horizonte marinho.
O projeto arquitetônico deu origem a uma casa moderna, privilegiando espaços harmônicos e excepcional conforto ambiental.
A volumetria é assimétrica, com pequena rotação em parte do corpo, produzindo surpresa ao observador em movimento, de forma a melhor aproveitar a conformação trapezoidal do terreno e desfrutar da vista para o mar de todos os ambientes, com exceção da área de serviço. O aterro permite ao observador sentado na varanda apreciar a linha da orla em 180° de visibilidade. Ainda, do fim da sala, ou deitado na cama da suíte principal, terá sempre a bela vista para o mar. O acesso a área social é feito por uma rampa. A varanda é ampla, protegida da luz intensa pelo balcão de madeira, que funciona como brise e compõe o guarda corpo do terraço acima.

A casa possui três suítes; dois escritórios; sendo o térreo reversível em mais uma suíte. A suíte principal ocupa o mezanino, bem como o escritório contíguo superior. Duas das suítes se comunicam com o terraço sobre a varanda, constituindo outro espaço de lazer e relaxamento nas tardes e nas noites enluaradas. A sala tem 78,3 m², com metade em pé-direito duplo e é contígua à cozinha e à varanda.
A despensa fica entre a garagem e a cozinha, facilitando imediata descarga. A área de serviço é ampla e ventilada.
Todos os ambientes possuem ampla iluminação e ventilação natural. Erigindo mais um lance de escada e uma pequena varanda na fachada poente pode ser apreciado o pôr-do-sol na serra de Pacatuba, o que já é possível a partir da janela posterior da terceira suíte.
A garagem para três veículos fica entre o anexo de empregados (quarto e banheiro) e o corpo da casa. Esta área tem o espaço previsto para a churrasqueira podendo ser utilizada como área de reuniões e lazer, com excelente ventilação e vista para o mar. Há um banheiro com chuveiro que serve esta área de lazer. No projeto arquitetônico foi prevista a construção de uma raia ao longo da face oeste do terreno (ainda não construída). Há também espaço para uma piscina sobre o aterro, na parte frontal do terreno.

Construir em dunas -
Foi solicitado ao cálculo aumento do Fck, além do que o solo de duna exige, também para maior garantia de vedação da porosidade das estruturas por estar a obra em ambiente de alta salinidade. A empresa optou por fundações de sapatas, recomendando aterro de compactação úmida em camadas de 20 cm. Fundações, estrutura e alvenarias obedeceram criteriosa marcação, alinhamento e prumo.

Ficha técnica:
Área do terreno: 963 m².
Área construída: 323 m².
Arquitetura:
Ivaldo Roland - Faculdade de Arquiteura e Urbanismo - Universidade de Brasília, 1979.
61.81860440 / 61.811331527 - ivaldoroland@gmail.com.br - http://pro.casa.abril.com.br/profile/IVALDO ROLAND
Paisagismo: Daniel Mendes - arqdanielgmendes@gmail.com
Estrutura:
Hepta Engenharia Estrutural (www.hepta.eng.br/inicio.html, hepta@hepta.eng.br) Fortaleza.
Instalações: José Américo de Faria - Engenheiro elétrico.
Construção: Ivaldo Roland

Especificações:
Piso interno: cerâmica Biancogrês.
Piso externo: pedra cariri.
Teto: gesso.
Paredes: Coral
Armaduras: ferro Gerdau de aspecto original, sem pontos ferrugem.
Pintura de armaduras: Armatec(antiferrugem).
Cimento: Nassau.
Impermeabilizante de concreto e argamassa: Cemix Vedacit.
Madeiras: Muiracatiara do Pará com impregnante Osmocolor.
Bancadas de cozinha e sanitários: granito verde-Ubatuba.
Telhas cerâmicas impermeabilizadas.
Elétrica: Siemens, Pirelli, Fabrimar.
Hidráulica: Tigre.
Louças: Incepa.
Metais: Perflex.
Ferragens: La Fonte.
Água quente por aquecimento elétrico e solar.

Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 205

Comentar

Você precisa ser um membro de Casa Pro para adicionar comentários!

Entrar em Casa Pro

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

Assine já!

© 2018   Criado por CasaPRO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço