O que a Alvarenga Neto pode fazer pelo seu escritório

Leia na entrevista com Joaquim Alvarenga os insights e relatos sobre o que a Alvarenga Neto Consultoria pode fazer pelo seu Escritório e pelo seu desenvolvimento profissional.

Engenheiro, Administrador de empresas e especialista em Empreendedorismoformado pelo BABSON COLLEGE, Joaquim Alvarenga Neto vem se destacando nomercado da Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores pelo trabalho desenvolvido junto aos escritórios e profissionais do setor. Nessa entrevista ele conta um pouco sobre o seu trabalho e também apresenta alguns cases onde o investimento na gestão fez a grande diferença nos Escritórios.

No que consiste seu trabalho?

Em meu trabalho educo sobre conceitos e técnicas de empreendedorismo e gestão aplicadas à melhoria da eficiência e competitividade de escritórios de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores.

Esse trabalho segue em duas linhas complementares – o Treinamento e a Consultoria.

O treinamento consiste em cursos de capacitação abertos ou in-company para profissionais que necessitam ampliar sua visão sobre onegócio, adquirir conhecimentos sobre ferramentas de gestão e desenvolver liderança.

No último ano, cerca de duzentos profissionais fizeram meu curso de “Gestão Empreendedora de Escritórios de Arquitetura e Design de Int.... Um curso exclusivo e inovador – o primeiro no Brasil específico para profissionais da área.

E a consultoria?

Sim. É uma tendência entre os escritórios hoje em dia a contratação de serviços de consultoria para auxiliar em necessidades e momentos específicos. Assim, o escritório tem condições de focar a atenção no que faz melhor (projetos, obras, captação de clientes, etc.), e deixar para um consultor, especialista, as tarefas de alinhamento de processos internos, controles, contratações, implantação de metodologias de planejamento estratégico, e outros.

Você pode dar exemplos de resultados obtidos para seus clientes?

Vejamos o case do Escritório de Arquitetura Juliana Fabrizzi em São Paulo, SP. O escritório teve início no ano de 2000, numa sociedade com outra colega. O negócio cresceu e as arquitetas se estruturaram para atender seus clientes, montando seu escritório no bairro dos Jardins e contratando funcionários de apoio. Nesse crescimento o escritório conquistou importantes clientes no mercado residencial e industrial, desenvolvendo projetos arquitetônicos e de interiores.

Em 2009, com a saída da sócia, Juliana Fabrizzi se viu diante de grandes desafios – absorver maiores responsabilidades, manter a rentabilidade e o crescimento do escritório, satisfazer as demandas dos clientes com qualidade, e definir o futuro do negócio.

Para ajudá-la nesse momento de mudanças a Arquiteta contratou a Alvarenga Neto Consultoria, empresa na qual sou Diretor. Desenvolvemos para ela um plano de negócio com os seguintes objetivos: posicionar a identidade “Juliana Fabrizzi” e o novo escritório diante do mercado; organizar os processos e controles internos para garantir o crescimento sustentável; criar uma equipe motivada e produtiva; e organizar as finanças para aferir a lucratividade do negócio e planejar investimentos.

Já no processo de planejamento a Arquiteta conseguia notar melhorias em uma série de questões. Como ela mesma colocou: “É incrível a mudança. Agora consigo perceber onde e como devo agir. Vários assuntos pendentes estão sendo resolvidos”.

Após o planejamento também auxiliamos na implantação do plano de ações. Alguns resultados que podemos destacar foram:

• Comunicação efetiva da nova imagem com os clientes: retorno de clientes antigos,
fechamento de novos contratos;
• Melhoria do clima organizacional, aumento da motivação da equipe, maior produtividade e descentralização de responsabilidades: criando espaço para a Arquiteta se dedicar às suas prioridades e para os profissionais de apoio se desenvolverem;
• Redução do tempo gasto com controles e documentação do escritório, bem como aumento da eficiência do planejamento e gestão de projetos com a implantação do sistema de gestão;
• Aumento da lucratividade de contratos: melhoria na definição de escopos e quantificação de serviços, garantindo preços competitivos e lucrativos.

Além disso, nesse processo Juliana Fabrizzi desenvolveu competências de gestora, e hoje é um destaque entre os mais badalados escritórios de arquitetura do mercado paulistano.

Outro exemplo é o trabalho que desenvolvi com a Designer Marcia Meluci de Presidente Prudente, SP. Ela me procurou para ajudá-la em um momento em de grande ascensão em sua carreira. Marcia Meluci atende grandes empresários e profissionais influentes na Região com projetos diversos e supervisão de obras.

Em meio às oportunidades e as escolhas a serem feitas, Marcia contratou o meu serviço de “Clínica Consultiva” para ajudá-la na organização de suas idéias, na identificação de prioridades, e no desenvolvimento de estudos para auxiliá-la na tomada de decisões.

Os principais resultados obtidos foram a identificação de oportunidades de investimentos na diversificação do seu negócio; e o desenvolvimento de novas estratégias de marketing para abrir mercados em outras regiões e estados.

Quais os desafios que você vê para os escritórios nos próximos anos?

Dentre vários, o maior desafio será aproveitar as oportunidades de crescimento de uma forma sustentável. E esse desafio está relacionado ao desenvolvimento da capacidade de gestão em todos os agentes da cadeia produtiva.

Os próximos anos trarão desafios para grandes e pequenos escritórios. Competição internacional, concorrência com grandes empresas, falta de mão-de-obra capacitada, informalidade, serão as grandes barreiras a serem transpostas. E todas elas esbarram em questões de planejamento, organização, controles, recursos humanos, finanças, ou seja, gestão.

Leia o artigo também em: www.alvarenganeto.com.br ;

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