Na hora de realizar o acabamento da construção, uma reforma ou ainda a decoração do ambiente, a variedade de tintas nas lojas de materiais de construção surpreende.

A escolha fica mais fácil a partir do momento em que você conhece cada tipo de tinta.

Neste home-theater, a parede onde fica a TV de plasma foi pintada com uma tinta látex acrílica fosco no tom cereja. Além de transmitir energia, a cor sofistica o ambiente. O projeto é da arquiteta Noura van Dijk.


Látex ou PVA

Tinta feita à base de água, geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa lavabilidade, ou seja, não resiste à limpeza constante.

Acrílica

Também é uma tinta feita à base de água. É indicada para pinturas internas e externas. As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento:

  • Fosco: Ajuda a esconder as imperfeições e irregularidades das superfícies em que for usado e é possível efetuar retoques na pintura.
  • Semibrilho: tem um pouco de brilho e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca. Devido ao brilho que possui, destaca mais as imperfeições da parede.
  • · Acetinada: confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície. Fica muito bonito em tons claros como o branco, o palha e tonalidades off white.

Há no mercado uma grande variedade de tintas acrílicas, dentre elas podemos destacar:

  • Emborrachadas: São indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede da umidade e da ação da chuva e do sol. É a mais indicada para fachadas e muros.
  • Laváveis: Têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com grande tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.
  • Sem cheiro: São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizadas na pintura de ambientes internos e externos.

Esmalte

Muitos esmaltes são feitos a partir de solventes, assim apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, que resultam em produtos de baixo odor e secagem rápida.

Os esmaltes podem ser encontrados em acabamento fosco, alto brilho e acetinado. Devem ser aplicados em superfícies de madeira e metal, inclusive em áreas externas, já que oferecem boa resistência à ação da chuva e do sol. São especialmente indicadas para madeiras, metais e azulejos.

Verniz

São produtos fabricados a partir de solvente que oferecem proteção a superfícies de madeira. Costumam ser transparentes, com acabamento fosco, acetinado ou brilhante. Mas há também vernizes pigmentados e com acabamentos especiais que simulam a cor de madeiras nobres. Assim como os esmaltes, também existem alguns vernizes à base de água. Os vernizes formam uma película protetora que impede a absorção de água.

Dentre os vernizes há um produto chamado stein que, diferente dos outros, penetra profundamente na madeira, tornando a superfície hidrorrepelente. A grande vantagem, além da maior durabilidade, é que ele tem manutenção mais fácil que o verniz tradicional.

À óleo

A tinta a óleo possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento muito bonito, que pode ser fosco ou brilhante. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo portanto um protetor muito bom para materiais como madeiras e ferro.

Epóxi

Tinta resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. É ideal para pintura de banheiros, pisos, azulejos e câmaras frigoríficas. Existem versões do epóxi à base de solventes ou à base de água. É um produto mais difícil de ser aplicado e por isso, requer ajuda profissional. O local precisa estar totalmente limpo e seco e a cerâmica precisa ser desengordurada e muito bem lavada, o mesmo acontecendo com o rejuntamento. Se as juntas estiverem com defeito ou existirem trincas, deve-se consertá-las antes da aplicação da tinta. Caso haja alguma infiltração de água, seja no piso ou nas paredes, é preciso eliminá-las por completo, pois causarão bolhas na película final. Para uso residencial pode-se esperar uma durabilidade de vários anos se forem utilizados produtos e técnicas adequadas.

Acústica

Projetada para uso em telha de teto acústico, essa tinta dá uma cobertura sem prejudicar as qualidades acústicas da telha. Ela pode ser aplicada com um rolo, mas um spray é mais eficiente e é menos provável que afete as propriedades da telha de abafar o som.

Isolante térmica

Indicada principalmente para atenuar o calor, a tinta isolante térmica é um revestimento flexível e resistente à base de água que incorpora em sua formulação polímeros acrílicos combinados com microesferas de cerâmica, que refletem a maior parte da irradiação solar. Outra utilização da tinta é para a impermeabilização de lajes, telhados, caixas d’água, paredes, galpões, depósitos, etc.

Magnética

É uma tinta semibrilho, geralmente cinza, densa e rugosa, com carga magnética, permitindo a aderência de ímãs. Deve ser aplicada sob a tinta desejada para que a área da parede fique imantada.

Texturizada

Um dos tipos mais populares de pintura com tinta texturizada é o grafiato, que pode ser feito manualmente ou com tintas próprias que têm esse mesmo nome. Com outras variedades, é preciso acrescentar as partículas e misturar bem. Um outro tipo de tinta texturizada não tem grânulos, é grossa e lisa, ela é aplicada à superfície e então texturizada com ferramentas especiais.

Calcule a quantidade de tinta que você irá utilizar.

Colorindo uma parede inteira ou apenas pequenos espaços, essas tintas permitem a aderência de qualquer tipo de imãs.

Neste banheiro de 4,70 m², a pastilha de vidro transparente (Vidrotil) é puro enfeite. O que protege mesmo as paredes da umidade, inclusive as do boxe, é uma camada de tinta epóxi brilhante. Projeto do escritório Forte, Gimenez e Marcondes Ferraz.

A parede círculos vazados, executada em MDF e pintada com tinta esmalte branca, integra os ambientes. Reforma assinada pelo arquiteto Raul di Pace.

Exibições: 103485

Comentar

Você precisa ser um membro de Casa Pro para adicionar comentários!

Entrar em Casa Pro

Membros

ENCONTRE

Veja alguns dos tipos de projetos que você vai encontrar aqui:

Assine já!

O território de Fernanda Young

© 2017   Criado por CasaPRO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço